Laonte Gama da Silva, filho de João Gama da Silva e Zalda Barreto Gama da Silva, nasceu em Aracaju, em 16 de dezembro de 1938. Estudou o curso primário no Colégio Salesiano "Nossa Senhora Auxiliadora", onde iniciou o curso ginasial, concluindo no Colégio Estadual Atheneu, onde fez o curso científico. Em 1960, iniciou o curso de engenharia agrônoma na Escola de Agronomia do Nordeste da Universidade Federal da Paraíba e em 1974 fez o curso de licenciatura em Agronomia na Universidade Rural de Pernambuco. Nos anos de 1971 a 1972 esteve nos Estados Unidos na Universidade de Porto Rico, onde fez um curso de especialização em Educação Vocacional Agrícola.
No dia 02 de janeiro de 1964, casou-se com Gilda Vasconcelos e tiveram uma filha Denise Vasconcelos Gama. Começou a lecionar na Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão em 1962, chegando a dirigir aquela instituição de 1966 a 1982. De 1974 a 1978, foi membro do Conselho Estadual de Educação, sendo naquele último ano eleito presidente. Aposentou-se em 1993 na qualidade de engenheiro agrônomo e professor.
Iniciou sua participação política no movimento estudantil universitário, sendo secretário geral da União Estadual dos Estudantes da Paraíba. Engajou-se nos movimentos populares e na luta pelo restabelecimento da democracia no país, filiando-se ao MDB em 1978, onde militou ao lado de nomes como seu irmão João Augusto Gama, José Carlos Teixeira e Jackson Barreto.
Foi deputado estadual por duas legislaturas (de 1982 a 1986 e de 1986 a 1990) eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). No legislativo apoiou as lutas populares e apresentou projetos do interesse do funcionário público como a lei, ainda em vigor, que permite ao servidor esperar a homologação da sua aposentadoria após trinta dias da entrada do seu pedido.
José Almeida Lima foi um dos seus destacados alunos. Chegou à Escola Agrotécnica ainda adolescente e tinha admiração pelo mestre. Com desvelo do mestre que orgulha-se dos seus alunos, o professor Laonte acompanhou a vida estudantil e ascensão profissional e política do ex-aluno. Quando prefeito, Almeida Lima prestou homenagem ao grande mestre, colocando seu nome numa das escolas.