A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Etelvina Amália de Siqueira, localizada na Avenida Euclides Figueiredo n° 2247 no loteamento Coqueiral, Bairro Porto Dantas, Zona Norte da Capital no Estado de Sergipе foi inaugurada em março de 2005 para atender as crianças de 04 e 05 anos de idade. Em 2010, também foi implantada a creche parcial de 03 anos para atender a procura de atendimentos nessa faixa etária.
Como o número de crianças aumentou bastante nos últimos anos, em 2019 a escola passou a funcionar também com um anexo situado na Avenida Euclides Figueiredo n° 2580, ficando assim duas unidades da escola para atender a comunidade do referido bairro.
A escola homenageia a professora e poetisa Etelvina Amália de Siqueira, nascida em Itabaiana no dia 05 de novembro de 1872, sendo filha de José Jorge de Siqueira e Rosa Maria de Siqueira. Em sua terra natal, teve os primeiros contatos com as letras e cursou o primário. Saiu de Itabaiana na adolescência juntamente com sua família para Aracaju.
Em Aracaju, ingressou na primeira turma da Escola Normal feminina do Asilo Nossa Senhora da Pureza, implantada em 1822. Formou-se professora em 11 de novembro de 1884. Após formatura, fundou o seu próprio colégio particular para o ensino primário e secundário de 1885 a 1890, ingressando na vida profissional como docente. Em seguida, foi nomeada professora pública na Barra dos Coqueiros, de onde foi removida em 31 de janeiro de 1891 para a Escola Normal.
Foi atuante na educação e na luta abolicionista e também contribuiu no meio jornalístico através de discursos e artigos escritos nos jornais sergipanos (O Libertador, O Planeta, Gazeta de Sergipe, e o Estado de Sergipe).