Áurea Melo nasceu em Aquidabã – Sergipe, em 10 de março de 1912. Era de abastada família, seu pai era senhor de engenho e negociante, sua mãe professora pública, que lhe ministrou todo ensino elementar. Estudou na Escola Normal, seguindo a profissão da sua mãe. Iniciou suas atividades docentes no Colégio Tobias Barreto em 1929, como professora primária, depois retornou à escola como professora de Português e História, nos cursos ginasial e colegial. Também ensinou História nos colégios Atheneu, Jackson de Figueiredo e Pio Décimo e Pedagogia e Administração no Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Fez curso de Orientação Vocacional em nível superior pela Diretoria de Ensino Industrial, órgão do Ministério da Educação na capital federal- Rio de Janeiro. Também foi inspetora federal de ensino secundário por aprovação em concurso público e aposentou-se como professora de Português e História da Escola Técnica Federal de Sergipe, antiga escola Industrial de Aracaju.
O nome Zamor veio de casa, quando sua mãe dava a cada filho um apelido carinhoso. De “meu amor” veio “meu zamor” e daí ficou “Zamor”. Ficou tão conhecida como a professora Zamor, que chegou a assinar Áurea Zamor de Melo. Segundo contam, foi uma professora atenciosa com seus alunos, sempre os tratando por "meus amores". Áurea Melo, foi colaboradora da Revista Alvorada e publicou diversos artigos nos jornais de Aracaju. Foi presidente da Associação Cristã Feminina, dedicando seu tempo de aposentada para obras de assistência às pessoas carentes.
Existem duas escolas públicas situadas em Aracaju que a tem como patronesse: EMEI Profª Áurea Melo Zamor – Rede Municipal de Ensino de Aracaju e Escola Estadual Profª Áurea Melo – Rede Estadual de Ensino. A Professora Áurea Melo Zamor faleceu no dia 08 de novembro de 2010, em Aracaju, aos 103 anos, não deixou descendentes.