A EMEF Papa João Paulo II surgiu após resultados obtidos pelo Censo Educacional, realizado pelo Ministério Público de Sergipe, vindo a garantir a edificação do Centro Educacional Vitória de Santa Maria, construído para absorver a demanda de mais de 2 mil crianças e jovens que se encontravam fora das salas de aula no Bairro Santa Maria. Projeto audacioso que recebeu premiação do INNOVARE EM 2009, tendo, à época, como promotor da Educação o Dr. Orlando Rochadel, o qual encampou a missão de aglutinar parceiros para contribuir na realização do projeto.
Enfrentando inúmeras adversidades, o Ministério Público Estadual coordenou a execução do projeto que contou com a parceria do Governo Federal, Estadual, Municipal e a Iniciativa Privada. Inaugurado em dezembro de 2006, com atividades educacionais iniciadas em março de 2007, o Complexo Vitoria de Santa Maria foi projetado com três núcleos: Municipal, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II; Estadual , o Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, e o espaço para atendimento à Comunidade do próprio MP, atualmente sem funcionamento,
A ideia inicial era o aluno cursar pelo menos 10 anos dentro do Complexo, iniciando na Pré-escola, creche e Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais na EMEF Papa João Paulo II - Espaço do Município e continuassem os estudos, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, na Rede Estadual- Colégio Estadual Vitória de Santa Maria.
Quem foi o Papa João Paulo II? João Paulo II (1920-2005) foi papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Teve papel importante para o fim do comunismo na Polônia e em vários países da Europa. Teve o terceiro maior pontificado, que iniciou em 16 de outubro de 1978 e só terminou em 02 de abril de 2005 com sua morte, permanecendo 26 anos como soberano da Cidade do Vaticano.
De origem polonesa, foi o único papa não italiano depois do holandês Adriano VI em 1522. Sabia falar vários idiomas e visitou 129 países durante seu pontificado. Esteve 04 vezes no Brasil onde visitou várias cidades e reuniu multidões. Exerceu influência para melhorar as relações entre a religião católica e outras religiões.
João Paulo II nasceu na pequena cidade de Wadowice, na Polônia. Filho de Karol Wojtyla e de Kaczorowska foi batizado com o nome de Karol Jósef Wojtyla. Ficou órfão aos 08 anos e perdeu seus dois irmãos mais velhos. Fez sua primeira comunhão aos 09 anos de idade. Estudou na escola Marcin Wadowita.
Em 1938, mudou-se para a Cracóvia quando estudou na Universidade de Jaguelônica e em uma escola de teatro. João Paulo II teve que trabalhar, para evitar a deportação para a Alemanha, quando as forças nazistas fecharam a Universidade após a invasão da Polônia, na Segunda Guerra Mundial.