A Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac foi construída num dos pontos mais altos do bairro Cidade Nova. Foi inaugurada em 31 de janeiro de 1966, na gestão do prefeito Godofredo Diniz. Na época, a capital sergipana passava por um período de desenvolvimento físico-estrutural, principalmente expandindo-se para localidades afastadas do centro urbano.
HISTÓRICO.
Segundo a professora, Teresa Cristina Cerqueira da Graça, a nova instituição foi construída com seis salas de aula com capacidade total para comportar 420 alunos nos turnos matutino e vespertino, com modalidade de ensino fundamental de 1" a 4" série. Cerqueira da Graça afirmou ainda que o prédio recém construído "absorveu alunos e professores" da também Escola Municipal, Mecenas Peixoto. Desde sua criação a Escola Municipal Olavo Bilac deu encaminhamento ao processo de autorização para funcionamento do ensino fundamental de 1ª a 4ª, conseguindo o ato autorizativo somente em 10 de março de 1995, com a resolução no 006/95/CONMEA.
Atualmente, a EMEF Olavo Bilac oferece educação básica na etapa de ensino fundamental do 1o ao 5o ano e a Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. Atualmente, funciona nos turnos matutino e vespertino, com 240 alunos, faixa etária entre 06 (seis) a 12 (doze) anos.
PATRONO
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac. O nome Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, quando dividido em sílabas poéticas se torna um perfeito verso Alexandrino, este que é composto por doze sílabas. Em geral, o verso mais longo, em estrofes isométricas. Presente em poesias extremamente trabalhadas gramática e foneticamente, como as parnasianas.