A Escola Municipal de Educação Infantil Monsenhor João Moreira Lima oferece a Educação Infantil nas modalidades de Creche e Pré-escola e tem como patrono o Monsenhor João Moreira Lima (1910-1996).
Monsenhor João Moreira Lima nasceu na cidade de Capela em 1910 e foi um dos Padres formados por Dom José Thomaz. Sua vida sacerdotal foi marcada por uma postura atuante e bastante corajosa. Dentre as inúmeras atividades que exerceu em prol do fortalecimento da Igreja, foi professor no Seminário, Diretor do Jornal da Diocese, o semanário “A Cruzada”, e Capelão da Fábrica Sergipe Industrial, de 1933 a 1939.
Nesta época, a agitação social, exercida pelos comunistas em Aracaju, era inquietante, por isso Monsenhor João Moreira Lima utilizou-se do Jornal “A Cruzada” como a sua grande arma para levar ao mundo operário a Doutrina Social da Igreja.
Além disso, em 11 de agosto de 1935, Monsenhor João Moreira Lima fundou, em Aracaju, o Círculo Operário Católico, através do qual prestava assistência social aos trabalhadores, desenvolvendo práticas educativas na construção de um trabalhador católico dentro de uma formação voltada para os dogmas e valores da Igreja. Para a manutenção das obras assistenciais do Círculo Operário e para oferecer à sociedade aracajuana um lazer sadio, construiu e manteve, por muitos anos, o Cinema Vitória, na Rua Itabaianinha e, posteriormente, também na condição de Pároco da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Siqueira Campos, construiu e manteve por vários anos o Cinema Vera Cruz.
Para maior difusão da Doutrina Social da Igreja entre os operários, Monsenhor João Moreira Lima fundou, em 1936, a Escola de Líderes Operários, que foi a primeira escola voltada para os membros do Círculo Operário Católico. Essa escola ofertava o ensino noturno gratuito e atendia a alunos maiores de 14 anos, de ambos os sexos. Possuía uma única sala de aula que comportava, no máximo, 50 alunos. O local não era adequado para o funcionamento de uma sala de aula, pois era mal arejado, com a ausência de janelas para ventilação. Seu corpo administrativo e pedagógico era composto por um Diretor, Monsenhor João Moreira Lima, e uma professora-adjunta que era a senhora Inês Menezes Santos.
Posteriormente, esse prédio foi entregue à Congregação das Irmãs Terezinhas, cuja fundadora foi a Madre Valdelícia Martins da Silva. Ainda hoje, sob a direção das Irmãs Terezinhas, o Instituto Dom Fernando Gomes funciona com grande expressividade no campo educacional em Sergipe.
Com o advento e o fácil acesso da população à televisão, diminuindo a frequência aos cinemas e com a dificuldade de apresentar filmes de alto nível, Monsenhor João Moreira Lima foi levado a vender o Cinema Vitória e, com os recursos obtidos, transformou o Cinema Vera Cruz, situado na Rua Carlos Correia, no Bairro Siqueira Campos, em Centro Comercial, deixando-o sob a administração da Paróquia, que administra ainda a Ação Solidária, sucessora do Círculo Operário Católico.
Levando o nome desse grande homem que sempre nos servirá de exemplo, nossa escola tem como compromisso decidir os caminhos a seguir, baseada nos valores como ética, respeito e cidadania, para assegurar uma educação de qualidade.
Antes de receber o nome do nosso patrono, as unidades de educação infantil eram administradas pela Assistência Social, assim através da Resolução nº 004/CONMEA de 15 de abril de 1994 é autorizado o funcionamento da Pré-Escola da Ação Social Carlos Fernandes de Melo, localizada na avenida Paulo Figueiredo Barreto, s/n, Bairro Lamarão.
É através do Decreto nº 006 de 5 de janeiro de 2004 que é criada a EMEI Monsenhor João Moreira Lima, onde o sistema municipal unifica os serviços de creche e pré-escola. E assim a escola continua suas atividades, agora sendo administrada pela Secretaria de Educação do município e atendendo a pré-escola (crianças de 4 a 6 anos de idade) no prédio em frente a avenida e creche em um prédio logo abaixo (atendendo crianças de 6 meses a 3 anos de idade), no entanto, esse espaço pertencia a Secretaria de Assistência Social do município de Aracaju e com o bairro Lamarão crescendo surgiu a necessidade da construção de um Centro de Referência de Assistência Social para atender aquela comunidade.