A Escola Municipal de Educação Infantil “Maria Clara Machado” localizada à Rua Minervina Barros, nº 70, bairro Santos Dumont, município de Aracaju foi criada através do decreto n° 003/2006/CONMEA – Parecer n° 025/2006/CONMEA e funciona em dois turnos: das 7:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h, atendendo alunos entre 3 e 5 anos.
A escolha do nome, Maria Clara Machado, aconteceu de forma coletiva. E se justifica por ela ser uma dramaturga brasileira que se destacou escrevendo peças infantis de grande qualidade, atingindo o intuito de aprendizagem e moral proposto pela literatura voltada para crianças, suas obras encantaram gerações e contribuíram para formação de novos atores e atrizes, deixando um legado para as artes cênicas do nosso país.
Quem foi Maria Clara Machado? Maria Clara Machado (1921-2001) foi uma escritora, dramaturga e atriz brasileira. É autora de famosas peças infantis e fundadora do “Tablado”, uma importante escola de formação de atores.
Maria Clara Jacob Machado nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 3 de abril de 1921. Filha de Aníbal Machado, escritor e crítico literário, e de Aracy Varela, com 4 anos mudou-se com a família para o Rio de Janeiro.
Desde criança conviveu com grandes nomes da literatura, da música e da pintura que frequentavam sua casa, entre eles, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Rubem Braga, Tônia Carreiro e Di Cavalcanti. Com oito anos ficou órfã de mãe. Com 15 anos ingressou no Movimento Bandeirante, época em que descobriu sua vocação para o teatro. Colaborando com o Instituto Pestalozzi, começou a escrever histórias para o teatro de bonecos.
Com 28 anos, Maria Clara recebeu uma bolsa de estudos do governo francês para cursar a escola de atores “Education Par les Jeux Dramatiques”, em Paris, onde permaneceu durante um ano. Convidada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, durante as férias, Maria Clara fez um curso de teatro em Londres. De volta ao Brasil, Maria Clara fez parte do elenco do filme “Ângela” (1951) produzido pela Companhia Vera Cruz.
Em 1951, com o apoio do pai, Aníbal Machado, e de um grupo de amigos, Maria Clara fundou a escola de teatro amador “Tablado”, que estreou com a apresentação da peça “O Pastelão e a Torta”. Nesse mesmo ano, apresentou a peça “A Moça da Cidade”, ambas sob sua direção.