1. Portal da SEMED
  2. ESCOLAS
  3. EMEI DOM AVELAR BRANDAO VILELA

EMEI DOM AVELAR BRANDAO VILELA

Informações
Gerais

Informações Acadêmicas


História da Unidade de Ensino

Informações Financeiras da Unidade de Ensino

História da Unidade de Ensino - EMEI DOM AVELAR BRANDAO VILELA

                 A Escola Municipal de Educação Infantil Dom Avelar Brandão Vilela instituiu-se em 29 de janeiro de 2002. Antes de receber tal denominação, foi criada com o título de Centro Educacional Dom Avelar Brandão Vilela, em 30 de outubro de 1985, e funcionou com essa nomenclatura até o final do ano de 2001, quando, em 2002, passou a ser uma Unidade de Educação Infantil. A mesma recebeu esse nome em homenagem ao Cardeal Dom Avelar, que ordenou-se Padre em Aracaju e ficou conhecido como “O Bispo de todos os tempos”, por ter desenvolvido vários projetos sociais que favoreceram as populações carentes. 

O prédio da escola está inserido numa paisagem de área de invasão, na periferia da cidade de Aracaju. Além disso, vale ressaltar que o imóvel é próprio e foi reformado e ampliado no ano de 2012. A Instituição possui quatorze salas de aula e uma sala de recurso.

O Cardeal Avelar Brandão Vilela nasceu na cidade de Viçosa, estado de Alagoas, em 13 de junho de 1912. Filho da Srª. Isabel Brandão Vilela e do Sr. Elias Brandão Vilela, o jovem Avelar iniciou seus estudos no Seminário Central de Maceió e no Seminário da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo ordenado presbítero no dia 27 de outubro de 1935 por dom Antônio Maria Alves de Siqueira. O sacerdote se tornou membro do corpo docente e orientador espiritual do Seminário Central de Aracaju, assumindo ainda o secretariado da então diocese de Aracaju. Enquanto sacerdote, Avelar Brandão foi ainda capelão diocesano da Ação Católica. O Cardeal Avelar Brandão Vilela tinha como irmão o senador, vice-governador e deputado estadual por Alagoas, Teotônio Vilela; e como sobrinho, o governador e senador pelo estado de Alagoas, Teotônio Vilela Filho.

Após 11 anos de ministério sacerdotal e com apenas 33 anos de idade, Avelar Brandão Vilela foi nomeado pelo Papa Pio XII como bispo diocesano de Petrolina, em Pernambuco, sendo ordenado no dia 27 de outubro de 1946 por dom José Thomas Gomes da Silva, primeiro bispo diocesano de Aracaju. Enquanto cardeal, dom Avelar Brandão Vilela participou do conclave de agosto de 1978, que elegeu como Papa o Beato João Paulo I, e do conclave de outubro de 1978, que elegeu como pontífice São João Paulo II.

O Cardeal Avelar Brandão Vilela faleceu em 19 de dezembro de 1986, de câncer de estômago, sendo sepultado na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, Igreja Primaz do Brasil.

No texto de apresentação do livro “Dom Avelar Brandão Vilela: Um Bispo do Brasil-Nordeste”, de autoria do padre Danilo Pinto dos Santos e de Adriano Portela, o arcebispo emérito da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, dom Murilo Sebastião Krieger, SCJ, define o Cardeal Brandão Vilela como “múltiplo pela diversidade de campos em que atuou; era um porque nele tudo se unia no mesmo ideal: Jesus Cristo”. Ainda segundo dom Murilo: “Toda sua vida foi dedicada ao Reino de Deus. No final dos seus dias, marcados pela enfermidade, deve ter-se aprofundado na certeza de que, para Deus, mais importante não é o tempo da vida que alguém lhe doa, importante é a intensidade do amor”.
 

Informações Gerais da Unidade de Ensino - EMEI DOM AVELAR BRANDAO VILELA

EMEI DOM AVELAR BRANDAO VILELA

TRAVESSA SANTA GLEIDE, S/N, 49092-180, OLARIA, Aracaju-SE

KARINE MELO SALES

3179-3244

Informações Acadêmicas da Unidade de Ensino - EMEI DOM AVELAR BRANDAO VILELA

Ano Quantidade de Turmas
INFANTIL 2 2
INFANTIL 3 6
INFANTIL 4 9
INFANTIL 5 11
AEE 2

Informações Financeiras da Unidade de Ensino - EMEI DOM AVELAR BRANDAO VILELA

Em breve traremos as informações financeiras da unidade escolar.

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
Departamento de Tecnologia da Informação,
Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 1615 - Jardins

Lei Geral de Proteção de Dados

Nossas redes sociais:

imagem instagram