A EMEI Benjamin Alves de Carvalho, teve origem com o atendimento da Creche funcionando no então Centro Social criado pelos primeiros moradores da invasão Coroa do Meio, vinculado à Secretaria de Ação Social. Posteriormente, o Centro abrigou algumas salas da de educação pré-escolar vinculados à Escola Juscelino Kubitscheck (JK), e somente em 2004 passou a funcionar com uma escola de educação Infantil autônoma e não mais jurisdicionada ao JK. Entretanto, suas instalações continuaram integradas ao Centro Comunitário, que atendia a vários projetos sociais da comunidade e a Creche, àquela época, de responsabilidade da Secretaria de Ação Social. O espaço de atendimento da pré-escola era muito limitado, apenas três salas, um corredor para brincar e uma salinha para o serviço pedagógico, a cozinha e o pátio era coletivo, mas seu uso pela pré-escola não agradava muito a direção daquela época (2002), e isso gerava muito conflitos além de trazer consequências insatisfatórias em seus serviços pedagógicos, de cuidados com a criança e de organização do ambiente. Atualmente, com a saída do Centro Social das dependências do Benjamin Alves, todas as instalações passaram a pertencer somente a educação infantil.
Histórico do nome BENJAMIN ALVES DE CARVALHO
BENJAMIN ALVES DE CARVALHO
Nascido em 02 de setembro de 1903, na cidade de Rio Real, Estado da Bahia, filho de Bento Alvino Dantas de Carvalho e Stael de Souza Maciel.
Se formou na Faculdade de Medicina da Bahia, em dezembro de 1927. Especializou-se em Dermatologia e Urologia.
Dirigiu o Hospital de Cirurgia de Aracaju, no ano de l945.
Foi eleito Deputado Estadual e Secretário de Estado da Saúde.
Em 1953, juntamente, com Augusto Leite, Garcia Moreno, Juliano Simões e Basílio Amaral, tornou-se uma das figuras mais importante na Criação da Faculdade de Medicina de Sergipe.
Foi Professor de História da Medicina na Faculdade de Medicina de Sergipe.
Novamente, foi diretor do Hospital Cirurgia em 1963.
Presidiu o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.
É patrono da Cadeira 4 da Academia Sergipana de Medicina.
Faleceu em 29 de setembro de 1995, com 91 anos.