Esta Unidade de Ensino foi criada pelo Decreto nº 11.515 de 23.05.1990 do Governo de Sergipe, com o nome Unidade de Ensino Pré-Escolar “Professora Bebé Tiúba” e em 1993 foi concedida a Autorização para o funcionamento pela Resolução n° 096/93/CEE - sendo este ato renovado pela Resolução 173/99/CEE. O Reconhecimento do Pré-Escolar foi concedido pelo Parecer 192/99/CEE.
Com a municipalização do Ensino, foi transformada em “Escola Municipal de Educação Infantil Bebé Tiúba” pelo Decreto nº 50 de 21/02/2000, cujo prédio foi cedido à Prefeitura Municipal pelo termo Provisório de Cessão de uso, n° 68/SEAD/2002. O Reconhecimento do Pré-Escolar foi concedido pelo Parecer nº 192/CEE. Pelo Termo Provisório de Cessão de Uso nº 68/2002 em 21 de fevereiro de 2002, passa a integrar a Rede Municipal de Ensino de Aracaju por Regime de Comodato. Em 2012, foi ampliada a sua área de atuação, passando a oferecer além da Educação Infantil, o Ensino Fundamental de nove anos pelo Decreto nº 3.799 de 10/01/2012.
Em meados de 2014 e 2015, devido ao aumento da demanda de alunos dos bairros próximos, ampliou-se a oferta de turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental, passando assim a acelerar o processo de autorização de funcionamento. A Escola tem na sua história o atendimento a Educação Infantil crianças de 4 e 5 anos, até o Ensino Fundamental de 9 anos, onde são desenvolvidas atividades pedagógicas de acordo com a linha pedagógica utilizada nas Escolas da Rede Municipal e de acordo com a LDB utilizando-se dos 200 dias letivos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
A Escola Pública tem um compromisso com a transformação da sociedade globalizada, a ação da EMEF Bebé Tiúba exige ser repensada, refletida e transformada. O nosso objetivo maior é resgatar o velho orgulho da escola pública “o da escola que ensina”. Sabemos que para formar o cidadão de hoje não basta o letramento e a ciência, mas é preciso que ele esteja inserido no contexto atual como um ser humano completo (social, familiar, político, religioso, crítico, criativo, comprometido e humano acima de tudo).
A Escola recebeu este nome em homenagem a Professora Isabel Tiúba Barreto, conhecida como Professora Bebé Tiúba, que teve uma vida consagrada ao ensino, tendo por um período de 28 anos, registrado na História da Educação de Sergipe, a fase gloriosa foi do Jardim de Infância Augusto Maynard, na qualidade de mestra modelar. Um exemplo de profissional.
Nomeada Professora daquele estabelecimento de ensino em 23 de janeiro de 1935, dedicou-se de corpo e alma no desempenho de sua docência, até que em 14 de março de 1945, fora designada Diretora do Jardim de Infância Augusto Maynard pelo Interventor Federal de Sergipe, Augusto Maynard, patrono de sua escola, sendo diretor geral da Educação na época o Professor Arício de Guimarães Fontes.
Possuidora de um entusiasmo grandioso e de uma profunda dedicação, a Diretora Bebé Tiúba procurou realizar o seu sonho de tantos anos: ensinar crianças, com o objetivo de oferecer-lhes amor ao lado de uma formação sólida que mais tarde fosse contemplada pela própria sociedade sergipana. Seu trabalho não foi em vão.
Inaugurado em 17 de março de 1932, foi o primeiro jardim de infância denominado Jardim de Infância Augusto Maynard, depois Casa da Criança Augusto Maynard ou popularmente conhecido como Jardim de Dona Bebé, numa alusão à professora Izabel Tiúba. Várias e várias gerações a reverenciam como Patrimônio da Educação de Sergipe, na qualidade de modelo de mestra merecedora da nossa mais profunda homenagem.