1. Portal da SEMED
  2. ESCOLAS
  3. EMEF SÉRGIO FRANCISCO DA SILVA

Informações
Gerais

Informações Acadêmicas

História da Unidade de Ensino

Informações Financeiras da Unidade de Ensino

História da Unidade de Ensino - EMEF SÉRGIO FRANCISCO DA SILVA

Sérgio Francisco da Silva nasceu no dia 12 de outubro de 1913 na cidade de Cachoeira do Itapemirim no estado do Espírito Santo. Era filho de Manoel Francisco da Silva e Mirandolina Penedo Silva. Fez seus primeiros estudos em sua cidade natal e em 1930 foi estudar arquitetura na Universidade da Bahia. Na capital baiana, o jovem Sérgio, fascinado pelo futebol, jogou no Ipiranga Futebol Clube. Formou-se em dezembro de 1936 e veio residir e trabalhar em Aracaju. A partir de outubro de 1940 atuou como engenheiro na Prefeitura da cidade e em 1941 casou-se com Raimunda Leonor de Calazans e tiveram três filhos: Camilo Calazans Silva, José Sérgio Calazans e Rita de Cássia Calazans Silva Franco. 

Sérgio Francisco foi um dos primeiros arquitetos de Sergipe e, na Prefeitura de Aracaju, promoveu os primeiros estudos de expansão da cidade com a construção de avenidas, traçados de novos bairros e áreas de lazer. Foi idealizador e um dos primeiros titulares do antigo Departamento de Obras da Prefeitura e, por algumas vezes, ocupou a chefia do executivo municipal interinamente, inclusive sendo nomeado pelo Interventor Federal Joaquim Sabino Ribeiro em janeiro de 1947. No Estado foi engenheiro do Departamento das Municipalidades onde dava assistência a obras realizadas em 41 dos municípios e povoados sergipanos. Foi também o primeiro presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA.

Foi professor de Desenho em vários colégios particulares da cidade como Tobias Barreto, Jackson de Figueiredo, Salesiano, Arquidiocesano, Nossa Senhora de Lourdes e Patrocínio São José. Em 1954 prestou exame para professor no Ministério de Educação e Cultura, ficando vinculado à Diretoria do Ensino Técnico; lecionou no SENAI onde ministrava aulas de desenho técnico e industrial. Trabalhou e aposentou-se como professor da Escola Técnica Federal de Sergipe em disciplinas profissionalizantes ligadas aos cursos de Edificações e Estradas e Rodagens. 

No dia 25 de novembro de 1970, a Assembléia Legislativa do Estado concedeu a Sérgio Francisco da Silva o título de "cidadão sergipano", por proposição do deputado Francisco Novais. Faleceu no dia 16 de outubro de 1989, com problemas de insuficiência respiratória provocada por efizema pulmonar aos 76 anos.

Informações Gerais da Unidade de Ensino - EMEF SÉRGIO FRANCISCO DA SILVA

EMEF SÉRGIO FRANCISCO DA SILVA

AVENIDA LAMARAO, S/N, 49088-000, LAMARAO, Aracaju-SE

TANIELLY DAYANA PEREIRA FARIAS

3179-2842

Informações Acadêmicas da Unidade de Ensino - EMEF SÉRGIO FRANCISCO DA SILVA

Ano Quantidade de Turmas
1° ANO 3
2° ANO 3
3° ANO 4
4° ANO 4
5° ANO 4
6° ANO 3
7° ANO 4
8° ANO 3
9° ANO 2
4° ETAPA (5° ano) 2
5° ETAPA (6° ano) 2
6° ETAPA (7° ano) 2
7° ETAPA (8° ano) 2
8° ETAPA (9° ano) 3
AEE 2

Informações Financeiras da Unidade de Ensino - EMEF SÉRGIO FRANCISCO DA SILVA

Em breve traremos as informações financeiras da unidade escolar.

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
Departamento de Tecnologia da Informação,
Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 1615 - Jardins

Lei Geral de Proteção de Dados

Nossas redes sociais:

imagem instagram