Maria Thetis Nunes, historiadora, escritora e professora, nasceu em Itabaiana, em 6 de janeiro de 1925. Quando tinha quatro anos, perdeu o pai, e sua mãe, com coragem e determinação, assumiu toda a educação dos três filhos. Thetis cursou a educação primária em Itabaiana, em seguida, foi para a capital sergipana, onde realizou o curso secundário no Colégio Atheneu Sergipense. Continuando sua formação, diplomou-se em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e em Museologia pelo Museu de História Natural.
Submeteu ao concurso no Atheneu Sergipense (1945), onde concorreu à cátedra de História. Tornou-se assim a primeira mulher a fazer parte do corpo docente daquele estabelecimento (do qual foi também a primeira diretora, em 1951/1954). Como diretora, foi defensora e incentivadora de que meninas pudessem ser candidatas e eleitoras nas eleições de líderes de turma e do Grêmio Estudantil. Também incentivou o ingresso e concurso de mais professoras, pois só havia três mulheres numa equipe de 23 professores.
Maria Thetis Nunes faleceu em Aracaju, no dia 25 de outubro de 2009, aos 85 anos de idade. O corpo foi velado na Academia Sergipana de Letras e sepultado no Cemitério Colina da Saudade.