A EMEF Professora Izabel Cristina Santos Silva está situada na Rua Siriri, nº 614, CEP: 49.010-450, no município de Aracaju/SE. A escola foi fundada pelo decreto municipal de de autorização Decreto Nº 7033 de 17 de março de 2023, está registrada no INEP com o código 28037545, com os trâmites para a criação do Conselho Escolar, posteriormente o CNPJ55.187.452.001-16, tem o endereço eletrônico: emefprofessoraizabelcristina@gmail.com e tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Aracaju.
Em 2023, com o decreto nº 7033, Art. 1º foi criada a EMEF Izabel Cristina Santos Silva, no prédio anteriormente funcionava no anexo da EMEF. D. Távora, autorizada para o funcionamento pelo COMMEA, para o funcionamento das turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Menor.
A Professora Izabel, aracajuana, nasceu em 22 de dezembro de 1956, foi esposa de Moacir da Silva, mãe de Mônica Cristiane, Marcos Cristiano, Verônica e Moacir Júnior.
Normalista do IERB, pedagoga de formação, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, doutora em Humanidade e Artes, o estudo sempre foi uma constante na vida de Izabel. Como docente da Rede Municipal de Ensino de Aracaju, iniciou sua história em 1986, na EMEF Manoel Bonfim, onde realizou importantes trabalhos até o início do ano de 2005, quando foi convidada a assumir a Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (COEJA), permanecendo nessa função até o ano de 2018.
Tornou-se referência nacional na educação de jovens e adultos, atuando em projetos como “Brasil Alfabetizado”, “As classes de EJA” e “Projovem”, além de se tornar uma conceituada palestrante da área. Dedicou-se ainda à alfabetização de moradores em situação de rua, no Centro POP, em Aracaju.
A Professora Izabel dedicou sua vida ao ato de alfabetizar jovens, adultos e idosos, usando como grande ferramenta a poesia, sua marca pessoal. Dedicou sua vida ao ensino, com a modéstia que a caracterizava, embora detentora de vários conhecimentos na sua cátedra. Faleceu no dia 13 de março de 2021, aos 64 anos, em virtude de complicações pela COVID-19.