A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Oscar Nascimento”, está localizada na rua Arnaldo Dantas, 632, nesta capital, com Código do INEP nº 280.194-82 e CNPJ do Conselho Escolar sob nº 01.912.584/0001-34, pertencente à Rede Pública Municipal, é uma instituição educacional mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju e subordinada administrativamente à Secretaria Municipal da Educação – SEMED.
Esta Unidade de Ensino Escolar foi criada por meio da Lei Municipal nº 40, datada de 11 de abril de 1951. Através da Lei Municipal 47 de 28 de junho de 1951 foi denominada Escola Municipal “Oscar Nascimento”. Através da Resolução nº 004/2000/CONMEA, de 12 de abril de 2000, a escola passou a ser denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental “Oscar Nascimento”, adequando sua nomenclatura à denominações das etapas do ensino dispostas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.
O patrono da escola Oscar Batista Nascimento nasceu em Sergipe no dia 17 de outubro de 1896, em Jaboatão/SE, filho de Nilo José de Melo e Ana Augusta de Araújo Melo, formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina. Iniciou sua vida profissional em Aracaju em 1932, com atuação nas áreas médica e educacional. Atuou nos primeiros anos de vida médica como clínico e urologista e praticou atividades cirúrgicas auxiliando o Dr. Augusto Leite, chegando inclusive a realizar algumas anestesias. Teve atuação destacada na década de 30, com um consultório na rua João Pessoa.
Exerceu as funções de Secretário da Mesa Administrativa do Hospital de Cirurgia em 1943. Médico do Departamento de Saúde Pública sendo patrono da cadeira vinte e nove da Academia Sergipana de Medicina. Já na área educacional atuou como professor catedrático de História Natural dos Colégios Atheneu Sergipense e Tobias Barreto e como Diretor do Departamento de Educação, durante o governo do Interventor Freitas Brandão (1946-1947). Era muito querido e admirado pelos seus alunos, principalmente pelo seu temperamento calmo e tolerante. Foi paraninfo de uma turma de formandos na qual figurava uma aluna que, mais tarde, se destacaria como professora e historiadora: Maria Thétis Nunes. Segundo seus amigos e colegas, Oscar Nascimento era um homem modesto, calmo, dedicado ao trabalho e alegre no trato com os colegas. Ele faleceu em 20 de agosto de 1947, vítima de derrame cerebral, em Aracaju/SE, com 61 anos. Sepultado no Cemitério Santa Isabel, em Aracaju.