Nasceu em 23 de abril de 1908, na cidade de Riachuelo/Sergipe. Filho de João Baptista Vasconcelos e Marianna Prado Vasconcelos, o mais novo de uma família de 12 filhos, ficou órfão de pai quando tinha menos de 2 anos de idade. Em Riachuelo passou a sua infância, estudou em escola pública e começou o exercício da atividade comercial.
Com 8 anos de idade dividiu as tarefas de escola com as de trabalho, no armazém do seu irmão mais velho. Mas, o primeiro emprego remunerado foi conquistado com outro irmão. Em 1927, veio trabalhar em Aracaju, onde se firmou profissionalmente a partir do seu primeiro estabelecimento comercial, o Armazém Prado, fundado em 1928 e localizado à Rua Santa Rosa.
Em 1936, casou-se com Maria Menezes Vasconcelos (Marieta), com quem teve 7 (sete) filhos Raimundo e Maurício (falecidos), Gilda, Alba, Marcos, José Tomaz e Maria da Conceição. Ficou viúvo em 02 de dezembro de 1972.
Por volta dos 75 anos, voluntariamente passou a responsabilidade da firma para o seu filho José Tomaz. No entanto, fazia questão de visitar diariamente as lojas, conversar com funcionários e fregueses. Sempre acompanhou com atenção o crescimento do comércio, as transformações do país e os reflexos na atividade comercial.
A sua vida foi pautada no prazer de viver aproveitando as oportunidades para viajar, festejar algum evento e reunir os amigos. Ao falecer no dia 17 de dezembro de 2002, aos 94 anos, deixou para os filhos, genros, noras, netos e bisnetos um exemplo de dignidade e honradez.