A Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Guimarães Rollemberg está localizada à Praça Pedro Diniz Gonçalves Filho s/nº, Conjunto Jardim Esperança, Bairro Inácio Barbosa, Aracaju, CEP 49.040-470, e-mail emeifranciscoguimaraesaju@gmail.com, com Código do INEP nº 28017625 e CNPJ do Conselho Escolar sob nº 09.323.370/0001-34 , pertencente à Rede Pública Municipal, é instituição educacional mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju e subordinada administrativamente à Secretaria Municipal da Educação – SEMED.
A Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Guimarães Rollemberg tem como patrono o médico Francisco Guimarães Rollemberg que nasceu em Laranjeiras, em 07 de abril de 1935, filho de Antônio Valença Rollemberg e Maria das Dores Guimarães Rollemberg.
(por Antonio Samarone)
“Francisco Rollemberg nasceu em Laranjeiras, em 07 de abril de 1935, um domingo de ramos. Filho de Antônio Valença Rollemberg e Maria das Dores Guimarães Rollemberg. Chico desfrutou da infância interiorana em Laranjeiras, jogando bola, tomando banho de rio, vadiando livremente, sem medos ou sustos.
O pai de Chico Rollemberg foi proprietário do Cinema Iris, em Laranjeiras. Chico era quem fazia a projeção. O carro chefe da programação era “A vida, paixão e morte de Jesus Cristo”. Todas as vezes que entrava em cartaz, era casa cheia.
Logo cedo entrou na escola da professora Zizinha Guimarães, educadora conceituada, e logo se destacou como o melhor aluno. O filho de Seu Antônio era estudioso! Com o tempo, a professora botou Chico para ensinar outros alunos. Com 11 anos não tinha mais o que aprender em Laranjeiras. Fez um teste, e foi considerado apto para entrar no ginásio.
Chico Rollemberg veio fazer o ginásio em Aracaju, no Colégio Tobias Barreto, do professor Alcebíades Melo Vilas Boas. Chico foi aluno interno do Colégio, absorvendo toda a disciplina. Ainda de calças curtas, com 11 anos, Chico Rollemberg chegou em Aracaju. Fez o curso ginasial com maestria. Concluído, migrou para o Atheneu, onde fez os dois primeiros anos do científico. No último ano, para se preparar melhor para o vestibular, concluiu o científico no Colégio Central da Bahia.
Em 1954, Chico Rollemberg ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia. Vocacionado para a medicina, estudioso, Chico entrou de corpo e alma no curso. Chico não saia do hospital, tudo que era plantão, final de semana, feriado, lá estava Chico para aprender. Logo percebeu que tinha habilidades cirúrgicas, e decidiu seguir a urologia. Uma decisão pragmática, pois em Sergipe só existia um urologista, o Dr. Costa Pinto.
Formado em 1959, Chico Rollemberg retornou à Sergipe. Bem formado, habilidoso e com muita disposição para trabalhar. Ele começou a exercer a medicina em Laranjeiras. Foi um sucesso, quando o filho do Seu Antonio, chegava era um rebuliço, o povo corria para o hospital. Logo, com as ciumeiras locais, o diretor do hospital dispensou os serviços de Chico, e ele veio para Aracaju.
Começou a operar na Capital nos dois hospitais existentes (Santa Izabel e Cirurgia), clinicar no Serigy, no IPASE, no Pronto Socorro Municipal, que funcionava nos fundos da antiga Prefeitura. Chico operava de cinco a seis pacientes por dia. Constitui uma clientela imensa, gente com quem ele criou amizade, e que até hoje visita. Chico Rollemberg ficou famoso como bom médico, muitos favores, muito serviço prestado. Chico Rollemberg foi o primeiro sergipano a ingressar no Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Antes só Augusto Leite, como membro honorário.
Cheguei a conclusão que Chico Rollemberg, apesar de ser mais conhecido como político, tem a alma de médico, do antigo médico humanistas, que adora o que faz, que faz amizade com os doentes, que lembra do nome e das histórias.”