A Escola Municipal de Educação lnfantil 'Doutor José Calumby Filho', localizada na rua José Pinheiro Lobão, 210 no baino 17 de Março, na cidade de Aracaju-Sergipe, integra a Rede Municipal de Ensino de Aracaju (SEMED), abalizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação lnfantil preconizadas pela legislação educacional brasileira, fundamenta a ação educativa na Pedagogia Waldorf e na Antroposofia, a fim de contribuir com o efetivo trabalho da Prefeitura Municipal em fomentar a qualidade e a formação integral das crianças, mitigando impactos gerados a muitas famílias por situações de vulnerabilidade social. Em face da evidente precariedade em que vivem algumas famílias no município de Aracaju, especificamente no sudoeste da cidade, no Bairro 17 de Março e adjacências, onde se busca a superação de problemas que afetam a população, torna-se imprescindível a presença de instituições que promovam o acolhimento, participe no desenvolvimento de ações que impulsionam as mudanças necessárias e deem sustentabilidade às construções coletivas na comunidade. E é nesse contexto que nasce a primeira escola pública do bairro.
Conforme análise realizada em reuniões internas com a equipe pedagógica e através do contato com a comunidade escolar, para os fins de se discutir a construção do Projeto Político Pedagógico, é preponderante assinalar o fato de que esta será a primeira escola pública do bairro. Desta forma, de todos os pontos levantados, os mais marcantes são aqueles que convergem para a alta expectativa no desenvolvimento infantil. Os professores, por sua vez, almejam que a EMEI "Doutor José Calumby Filho", seja o catalisador do potencial existente, estimulando e envolvendo os moradores da comunidade. Existem muitos pontos fortes e algumas questões a serem melhoradas e/ou conquistadas, à medida que metas e planos de ação são projetados e postos em prática para estes fins. Por tudo isso, considerando as especiFicidades desta comunidade e as possibilidades atuais desta Escola, com uma estrutura física que a coloca em uma condição de Escola Modelo, trabalhamos por uma educação engajada nas questões locais e globais, em um ambiente favorável à participação ativa de todos os segmentos nas propostas e decisões atinentes ao cotidiano escolar.
Instituída pela Prefeitura Municipal de Aracaju, esta escola foi criada na administração do Prefeito João Alves Filho, através do Decreto no 5310 em 14 de Março de 2016, atendendo à demanda da comunidade local, uma vez que esta é a primeira escola pública do bairro 17 de Março. A Unidade Escolar de Educação lnfantil recebe crianças de 2 a 5 anos na creche e pré-escola, nos turnos matutino e vespertino, representando a possibilidade de congregar, a partir da escola, um caminho para promover desenvolvimento saudável e integral de crianças e de toda a comunidade escolar.
Enquanto o prédio desta escola estava sendo construído, em 2013, nas tratativas entre um grupo de professores da Rede Municipal de Ensino que procurou a Secretaria de Educação a fim de solicitar apoio para realizarem um curso de formação em Pedagogia Waldorf, observou-se a confluência entre a proposta pedagógica preconizada na Pedagogia Waldorf e a demanda educacional para aquela comunidade, especificamente. Considerando as especificidades do atendimento às crianças e às famílias, bem como as demandas educacionais observadas no bairro, reconhecemos que do ponto de vista do desenvolvimento humano, é na mais tenra idade, quando aparentemente a criança "nada percebe', que o efeito preventivo das boas ações educativas deve ser mais intenso, impedindo o comprometimento a que fica submetido o desenvolvimento físico (saúde), desenvolvimento intelectual e emocional (sentimentos equilibrados, autoconfiança).
E, embora a educação não seja um processo terapêutico, devemos considerar seu papel preventivo, profilático. Os frutos das boas escolhas, bem como de eventuais erros, falhas, omissões na educação de crianças, culminam mais tarde. Por essas razões, o bairro 17 de março acomoda uma escola com a proposta da Pedagogia Waldorf a fim de fomentar a formação de pessoas com força para um agir significativo, ponderado por um pensar criativo, permeado pelo sentir caloroso, que equilibra, dentro de um Projeto de Urbanização Cidadã. O grande desafio da escola é, por meio de ações educativas integradoras, contribuir para a formação de pessoas capazes de construir conhecimentos e capacitá-las para o exercício autônomo, consciente e crítico da cidadania, considerando parâmetros da ética e solidariedade. Este é o eixo basilar do processo educacional humanizador.