A Escola Municipal de Ensino Fundamental Alencar Cardoso está localizada na Rua Olavo Cunha Lima, S/N, Bairro José Conrado de Araújo, nesta capital. Com Código do INEP nº 28018605 e CNPJ do Conselho Escolar sob nº 01.912.579.0001-21, pertence à Rede Pública Municipal, é uma instituição educacional mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju e subordinada administrativamente à Secretaria Municipal da Educação – SEMED. Foi criada por meio do Decreto Municipal nº 5175, datado de 4 de Julho de 1975 é fundada pela Lei nº46 em 31 de dezembro de 1962. Anteriormente denominada Escola Reunidas Alencar Cardoso, teve adequação ou mudança de nomenclatura concedida no decreto 41/79 concedendo a autorização para funcionamento pela Resolução nº 008/96/CONMEA 19/04/1996.
Oferta a Educação Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, através da Resolução 008/96 do Conselho Municipal de Educação de Aracaju autorizada com base nos seguintes atos autorizativos: I- Ato de Criação: Lei nº 46, de 31/12/1962; II- Ato de Transformação: 41/79; III- Ato de Autorização de Funcionamento : Resolução 115/2019/COMEA.
Passou por reforma e ampliação, convênio SEMED/ EMURB em outubro de 1995, através do Projeto cidadão: Educação na ponta do lápis, na administração de José Almeida Lima ,prefeito de Aracaju. Passou novamente por reforma em julho de 1996, através do projeto nordeste: Educação básica para o nordeste, tendo como Secretário municipal de educação Fernando Lins de Carvalho, sendo o convênio Bird/ MEC/Seed/Cehop e o Prefeito José Almeida Lima. Em Dezembro de 1999, houve a criação do laboratório de informática educativa, através do convênio: MEC/ Proinfo/ SEED/SEMED, tendo como Prefeito João Augusto Gama da Silva e a secretária municipal de educação: Marieta Oliveira Falcão.
NOSSO PATRONO
José de Alencar Cardoso nasceu em Estância, em 18 de abril de 1878, filho do conhecido intelectual e professor Severino Cardoso e de Maria Antônia Cardoso, saiu do Colégio Atheneu, onde cursava o ensino médio em 1895, para a Escola Militar do Rio de Janeiro e, no ano seguinte, foi transferido para Escola Militar de Fortaleza, foi nomeado Secretário da Inspetoria de Higiene e sete anos depois ocupou o cargo de Secretário da Chefatura de Polícia, iniciou-se no magistério fundando o Colégio Tobias Barreto, em sua cidade natal, em 1912, transferiu-se para Aracaju onde trouxe também seu colégio, como inspetor geral de ensino, na década de 30.
José de Alencar Cardoso, ao lado do diretor da Instrução Pública, Helvécio Andrade, tentou implantar nas escolas públicas sergipanas princípios da escola ativa, em 1918, foi vice-presidente do Centro Socialista Sergipano, Secretário do Centro Pedagógico Sergipano e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Professor Zezinho, como era conhecido, revelou-se eficiente mestre de ensino médio e no seu colégio formou várias gerações, muitos dos seus alunos tornaram-se destacados intelectuais nas diversas artes, letras, ciências, políticos e administradores públicos.
José de Alencar Cardoso, ocupou vários cargos públicos, aposentando-se como diretor geral do Departamento de Educação do Estado. Faleceu em 04 de maio de 1964. Seu sepultamento ocorreu no cemitério Santa Isabel, sob acordes fúnebres das bandas do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, acompanhado por alunos do Colégio Tobias Barreto, Maçons, Políticos, Intelectuais, enfim toda a sociedade. O professor Alencar Cardoso, foi um grande homem para a sociedade sergipana.